Sobre o evento
A II Semana Nacional de História, Contemporaneidade e Multiplicidades tem como tema central “Mídias, Necropolítica e Relações Étnico-Raciais”, e se constitui como um espaço de reflexão crítica, troca de experiências e fortalecimento do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. Composta por conferências, simpósios temáticos, minicursos e mesas-redondas, a programação busca articular diferentes perspectivas sobre os desafios sociais e políticos da atualidade, a partir de um olhar histórico e interdisciplinar.
Palestrante
Ualid Rabah
Presidente da FEPAL – Federação Árabe-Palestina do Brasil

Roteiro das Atividades Centrais
Abertura da conferência
A conferência de abertura da II Semana Nacional de História, Contemporaneidade e Multiplicidades será conduzida por Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL), reconhecido por sua atuação nas lutas em defesa dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos e do combate ao racismo estrutural.
Palestra
Com o tema "Mídias, Necropolítica e Relações Étnico-Raciais", a conferência propõe uma reflexão profunda sobre os mecanismos contemporâneos de controle social, exclusão e silenciamento, com ênfase na atuação da mídia e seus impactos sobre os corpos racializados, as disputas de narrativas e os regimes de visibilidade e invisibilidade impostos pelo poder.
Momento aberto aos participantes
Ao término da exposição, será facultado um momento para perguntas e comentários do público. A intenção é ampliar o debate, permitindo que os participantes levantem dúvidas, compartilhem reflexões e estabeleçam um diálogo direto com o conferencista, enriquecendo ainda mais o momento formativo.